Viagens Fernandes reserva o direito de alterar o programa em benefício dos clientes.
1º Dia Aeroporto Lisboa - Tirana
28 Abril 2025Transfere em autocarro de turismo até ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Tirana. Assistência à chegada pelo nosso guia que acompanha a viagem do aeroporto de chegada ao aeroporto de partida. Em seguida Faremos um tour pela capital da Albânia, fundada em 1614 e a maior cidade do país. Visitaremos a Praça Skanderbeg, o principal símbolo da cidade, com a estátua equestre do herói nacional. As próximas atrações incluem a Torre do Relógio, com 35 metros de altura, a Mesquita Et’hem Bey, um destino para peregrinos de todo o mundo, a Biblioteca Nacional e o Palácio da Cultura. Também passamos pelo Castelo de Tirana, uma área que exibe vestígios da cidade, agora transformada numa zona turística pedonal com edifícios tradicionais, bares e lojas. Chegada ao Hotel, jantar e alojamento.
2º Dia Tirana - Durres - Mosteiro de Ardenica - Parque Arqueológico de Apolonia - Vlora
29 Abril 2025Depois do pequeno-almoço, visitaremos o Anfiteatro Romano de Durrës, o segundo maior dos Bálcãs, juntamente com os banhos termais do século II a.C. Também exploramos um fórum bizantino datado dos séculos V e VI d.C. Em seguida, seguimos para Ardenica, onde se encontra o mosteiro ortodoxo medieval do século XIII conhecido como “o Castelo de Myzeke” devido às suas muralhas de pedra. A Capela da Santíssima Trindade e a Igreja de Santa Maria, adornada com significativas pinturas do século XVIII, revelam histórias que datam de séculos, incluindo um templo pagão dedicado a Artemis. Almoço em restaurante local e seguidamente visitaremos Apollonia, fundada no século VI a.C., uma cidade próspera na época romana com uma renomada escola de filosofia. Apesar dos esforços de escavação, grande parte da cidade ainda permanece enterrada devido a um terremoto que alterou o curso de um rio. Por fim, seguimos para Vlorë, a cidade onde a Albânia declarou sua independência. Aqui, exploramos a cidade e seu centro histórico, repleto de histórias de bravura e transformação. Jantar e alojamento.
3º Dia VLORA - RIVIERA ALBANESA - PARQUE NACIONAL DE LLOGARA - SARANDA
30 Abril 2025Pequeno-almoço no hotel e partimos em direção à cidade costeira de Saranda, no sul da Albânia, desfrutando de vistas espetaculares da Riviera Albanesa com o Mar Jônico ao fundo ao longo do percurso. Faremos uma paragem no Parque Nacional de Llogara para apreciar suas paisagens deslumbrantes. Após o almoço em restaurante local, continuamos a nossa jornada passando por vilarejos costeiros como Dhermi e Himara. À tarde, exploramos a cidade costeira de Saranda, visitando seus pontos turísticos. Chegada ao hotel e acomodação. Jantar e alojamento.
4º Dia SARANDA - SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE BUTRINT - GJIROKASTRA - BERAT
01 Maio 2025Pequeno-almoço no hotel e visitaremos o Sítio Histórico de Butrint, habitado desde a pré-história, que evoluiu de uma colônia grega para uma cidade romana e, mais tarde, se tornou sede de um bispado. Após um período de prosperidade sob domínio bizantino e uma breve ocupação veneziana, a cidade foi abandonada no final da Idade Média devido à formação de terras pantanosas em seus arredores. Passamos o dia em Gjirokastra, onde visitamos a antiga Fortaleza, datada do século XIII, que oferece vistas deslumbrantes da cidade e do vale. Gjirokastra, um Patrimônio Mundial da UNESCO, é conhecida como a”cidade de pedra” pela sua arquitetura, rica história e deliciosa gastronomia local. Exploramos o centro histórico, passeando por bairros da era otomana, ruas estreitas de pedra e pequenas lojas de artesanato. À tarde, seguimos para Berat, uma das cidades mais antigas e belas da Albânia, com uma história que remonta a mais de 2.000 anos. Fundada em 314 a.C., com evidências de ocupação já no século VI a.C., Berat também é designada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Chegada ao hotel e acomodação. Jantar e alojamento.
5º Dia BERAT - OHRID
02 Maio 2025Pequeno-almoço no hotel e exploramos Berat, cuja cidade velha está dividida em três partes: Kalaja, situada dentro de um castelo no topo de uma colina; Mangalem, o bairro tradicionalmente muçulmano ao pé da colina do castelo; e Gorica, tradicionalmente cristã, na margem esquerda do rio em frente a Mangalem. Visitamos o Castelo de Berat, que se ergue no topo de uma colina, com vistas para a cidade moderna e para o antigo bairro cristão do outro lado do rio. Construído no século XIII, seus origens remontam ao século IV a.C. Embora restem poucas das 20 igrejas bizantinas construídas no século XIII, e apenas um minarete das mesquitas erguidas durante a ocupação otomana que começou em 1417, o castelo continua sendo um magnífico ponto de visita. Durante nossa visita ao castelo, exploramos também sua estrutura mais notável: a Catedral de São Nicolau, agora restaurada e que serve como Museu Onufri. O museu abriga obras iconográficas de Onufri, o principal pintor albanês do século XVI. Partimos em direção à Macedónia, onde passamos a noite na cidade de Ohrid. Exploramos Ohrid, conhecida como a Jerusalém Macedônica devido à sua abundância de igrejas. Passeamos pela cidade velha, visitamos o anfiteatro, a Catedral de São Sofia, a mais antiga da Macedónia, a Igreja de São Clemente em Plaoshnik e a Galeria de Ícones.
6º Dia OHRID - MAVROVO - SKOPJE
03 Maio 2025Pequeno-almoço no hotel e saída em direção a Skopje, a capital da Macedónia. Durante o percurso, passamos pelo Parque Nacional de Mavrovo, o maior parque nacional da Macedônia, que cobre 73.000 hectares. Viajamos ao longo do Rio Radika e visitamos o Mosteiro de São Bigorski, dedicado a São João Batista. Destruído pelos otomanos no século XVI e reconstruído em 1743, o complexo sofreu danos significativos devido a um incêndio em 2009, e grande parte do que resta hoje é uma reconstrução moderna. Felizmente, muitos artefactos importantes, incluindo ícones adornados com ouro e o belo iconóstase de madeira talhada da igreja, sobreviveram ao incêndio. Almoçamos durante o percurso entre as visitas e, em seguida, seguimos para Skopje. Em Skopje, exploramos a cidade, a maior da Macedônia e a capital do país. Visitamos os principais monumentos do local de nascimento da Madre Teresa de Calcutá. Devido a um longo período de ocupação otomana, Skopje também exibe vários exemplos significativos de arquitetura islâmica dos séculos XV e XVI, incluindo a Mesquita Mustafa Pasha e o Hamam Daut Pasha, que agora é uma galeria de arte.
7º Dia SKOPJE - PRIZREN - TIRANA
04 Maio 2025Pequeno-almoço no hotel e saída em direção a Prizren para um passeio a pé pelo seu centro histórico, que data da era otomana. No regresso a Tirana, fazemos uma paragem em Krujë, conhecida como a “cidade da história” e notavelmente como o local de nascimento de Skanderbeg. A visita começa com o Castelo de Krujë, uma fortaleza albanesa que conseguiu resistir a três grandes ataques otomanos, apesar de suas modestas muralhas, e que abriga o Museu Skanderbeg. Temos tempo livre para explorar o antigo bazar, onde artesãos exibem diversos produtos tradicionais. À tarde, regressamos a Tirana para o jantar e alojamento.
8º Dia TIRANA - AEROPORTO LISBOA
05 Maio 2025Pequeno-almoço no hotel e tempo livre em Tirana. Almoço e transfer para aeroporto para voo de regresso. Chegada a Portugal e transfer de autocarro até aos locais de partida.