Viagens Fernandes reserva o direito de alterar o programa em benefício dos clientes.
1º Dia Aeroporto Lisboa - Tirana
23 Maio 2026Comparência no Aeroporto do Porto., para formalidade de check-in e embarque em voo regular até Tirana (via Frankfurt). Chegada a Tirana e formalidades de desembarque. Encontro com o guia e visita à cidade de Tirana. Destaque para a Mesquita Ethem Bey , a Praça Skanberg e o Museu Bunk’art 2 (entrada incluída). Um bunker feito museu de arte da era da Guerra Fria. Viagem até ao Sky Hotel Tirana 4* ou similar. Jantar e alojamento.
2º Dia Tirana - Kruja - Tirana
24 Maio 2026Pequeno almoço no hotel. Saída até Kruja, o centro da resistência-albanesa contra os turcos, sob a liderança do herói nacional albanês, Scanderbeg. A sua luta ao longo de 25 longos anos, impediu a invasão do território albanês pelos povos Otomanos através das regiões Oeste da Europa, facto que lhe concedeu o título de “Campeão de Cristo”, atribuído pelo Papa da altura. Visita ao Museu Skanderbeg, e ao “Old Bazaar”, onde poderá encontrar peças de artesanato. Aqui conheceremos um artesão local, que nos mostrará uma pequena parte do seu trabalho. Almoço em restaurante local, com menu tradicional. Durante o almoço – actuação de folclore. Poderemos juntar-nos aos dançarinos e aprender alguns passos das danças albanesas. Após o almoço voltaremos a Tirana. Visita ao bazar, reconstruído recentemente e transformado numa área animada de lojas e restaurantes. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
3º Dia Tirana - Durres - Berat
25 Maio 2026Após o pequeno-almoço no hotel, partida para Durres. Uma das cidades mais antigas da Albânia, que tem o maior porto do país e é o segundo maior centro industrial depois de Tirana. Durres está localizada numa pequena península na costa do Adriático. A cidade foi colonizada pelos gregos em 627 a.C. e recebeu o nome de Epidamnos, passando mais tarde a ser conhecida como Dyrrachium. A partir da Torre Veneziana, perto do porto, as muralhas medievais da cidade levam-no até ao anfiteatro romano (capacidade para 15 000 espectadores), o maior dos Balcãs, datado do século II a.C. O anfiteatro contém uma cripta cristã com um mosaico raro. Durres tem ruínas romanas e bizantinas e um belo museu arqueológico. Almoço em restaurante local. Viagem até Berat. Chegada e visita àquela classificada, pela UNESCO, como a “cidade das mil janelas”. Dividida em “cidade alta”, de origem do século XIV, rica em igrejas bizantinas, e “cidade baixa”, adornada com numerosas mesquitas antigas. Os seus bairros famosos são o Castelo, Mangalemi e Gorica. Ainda hoje, a sua cidadela é habitada por mais de mil famílias. Existem inúmeros locais de interesse no Castelo e nos seus arredores, incluindo as primeiras igrejas cristãs, a Catedral de Santa Maria e as muitas mesquitas construídas nos séculos XIV, XV e XVI. Transfere para o Hotel Colombo 4* ou similar. Jantar e alojamento.
4º Dia Berat - Gjirokaster - Vlora
26 Maio 2026Após o pequeno-almoço no hotel, saída em direção a Gjirokaster. O dia será dedicado à visita desta cidade classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Continuamos com a visita do Castelo Medieval, usado como prisão política durante o regime ditatorial comunista. Ali perto, o antigo bazar, área comercial do tempo da ocupação otomana, é ainda o centro social de Gjirokastër e a parte mais interessante da cidade. Aqui a maioria das casas foram construídas ao longo dos séculos XVIII, XIX e início do século XX, e algumas estão abertas aos visitantes. No bairro de Palorto encontram-se mansões espetaculares construídas em pedra, podendo-se visitar a Casa Zekate, um dos mais belos exemplares do género e de cujas torres se pode apreciar uma boa vista da cidade. Almoço durante as visitas. Partida até Vlora. Chegada ao Miramare Boutique Hotel 4* ou similar. Jantar e alojamento.
5º Dia Vlora - Apolónia - Mosteiro de São Naun - Ohrid
27 Maio 2026Após o pequeno-almoço no hotel, viajaremos até Apolónia onde faremos um passeio de meio dia aos vestígios arqueológicos de Apolónia. Esta antiga colónia grega e romana foi fundada no século VI a.C. Foi um importante centro económico e cultural, onde se formou o jovem imperador romano Otaviano Augusto. A cidade foi abandonada no início da Idade Média devido a um forte terremoto. Hoje podemos ver vestígios do Odeon, do Pórtico, do Teatro e do Mosteiro Medieval de Santa Maria, que alberga no seu interior o Museu Arqueológico. Almoço. Viagem até Ohrid com paragem no Mosteiro de São Naun, na Macedónia do Norte. fundado por este santo que chegou à região em missão evangelizadora. Localizado no alto de um rochedo, tem uma vista espetacular sob o lago. O mosteiro e a igreja, sofreram várias transformações, mas as colunas em mármore com mil anos e algumas inscrições ainda indecifráveis, fazem deste um lugar singular. Prosseguimos em direção a Ohrid, situada nas margens do Lago Ohrid, um dos mais profundos e antigos do mundo. Chegada ao Unique Hotel & Spa ou similar. Jantar e alojamento.
6º Dia Ohrid
28 Maio 2026Após o pequeno-almoço no hotel, Visita guiada a Ohrid. Cidade foi declarada Património Mundial em 1980. Graças aos esforços de S. Clemente e S. Naum de Ohrid, foi fundada a primeira universidade pan-eslava da Europa. A visita inclui a Igreja de Santa Sofia (século XI), o monumento medieval mais importante da Macedónia, com magníficos frescos e pinturas bizantinas, e a Igreja de São Clemente com o ícone da Anunciação. Almoço em restaurante local. Depois de almoço faremos um agradável passeio de barco pelo maravilhoso lago de Ohri. Tempo livre a gosto pessoal. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
7º Dia Ohrid - Skopje
29 Maio 2026Após o pequeno-almoço no hotel, saída para Skopje. Almoço num restaurante local. Visita de Skopje, cidade a oeste onde se podem encontrar os sinais do Oriente, uma vez que esteve sob o domínio do Império Otomano durante muito tempo. Passaremos algum tempo na cidade velha, visitaremos os banhos de Daud Pasha, a imponente Mesquita de Mustafa Pasha e a zona do mercado antigo. Chegada ao Bliss Palace Hotel & SPA 5* ou similar. Jantar e alojamento.
8º Dia Skopge - Matka Canyon
30 Maio 2026Após o pequeno-almoço no hotel, viajaremos até o Matka Canyon. Este lugar espetacular não foi criado pela natureza. Em 1938, foi construída uma barragem no rio Treska, criando um lago artificial rodeado de altas montanhas, o mais antigo lago deste tipo na Macedónia do Norte. O desfiladeiro de Matka cobre uma área de cerca de 5.000 hectares. 20% das espécies de plantas que pode ver aqui são endémicas, o que significa que não podem ser encontradas em mais nenhum lugar. Também se podem ver 77 tipos de borboletas nesta área! Existem também dez grutas no Matka Canyon, sendo a mais popular a Gruta de Vrelo. Foi mesmo incluída na lista dos 77 melhores locais naturais do mundo no projeto das Novas 7 Maravilhas do Mundo. Almoço entre visitas. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
9º Dia Skopge - Aeroporto - Porto
31 Maio 2026Pequeno-almoço no hotel. Manhã livre a gosto pessoal no centro de Skopje. Tempo para últimas compras e recordações. Almoço. Em hora a combinar localmente transfere até o aeroporto. Formalidades de embarque e voo de regresso ao Porto (via Frankfurt). Chegada ao Porto, fim dos nossos serviços.















