Viagens Fernandes reserva o direito de alterar o programa em benefício dos clientes.
1º Dia ORIGEM - AEROPORTO DE LISBOA - BRUXELAS
20 Abril 2026Saída dos pontos de origem em direção ao aeroporto de Lisboa. Comparência no aeroporto para embarque em voo com destino a Bruxelas. Chegada ao aeroporto de Bruxelas e de seguida continuação até ao centro da cidade. Almoço em restaurante local. Pela tarde visita à cidade, também conhecida por ser a “capital “da União Europeia, nela se encontra a sede e alguns dos principais órgãos administrativos. Visita da cidade com passagem pela Grand Place, berço medieval de Bruxelas, Catedral de St. Michel e, claro, uma viagem a Bruxelas não estaria completa sem passar na estátua clássica de Manneken Pis e o grandioso Palácio Real. Passagem pelo Park Cinquentenaire na região denominada Quartier Européen. Neste bairro passaremos por edifícios conhecidos e importantes como: o Conselho Europeu, o Comité Económico e Social Europeu e o Parlamento Europeu, bem como do Atomium (entrada incluída) o ícone de modernidade, que foi construído para celebrar a Exposição Universal Expo 1958. Jantar em restaurante local. Chegada ao hotel e acomodação.
2º Dia GANTE - BRUGGES
21 Abril 2026Pequeno almoço no hotel. Pela manhã, saída em direção à cidade de Gante, conhecida pela sua atmosfera histórica e vibrante. Marcada por canais, praças acolhedoras e edifícios medievais bem preservados, onde a cidade combina o encanto do passado com a modernidade de uma vida universitária ativa. É uma das joias escondidas da Bélgica e uma paragem imperdível para quem procura uma experiência autêntica. Continuação até à cidade de Brugges. Os seus dois mil anos de história, desde Júlio Cesar aos Francos, passando pelos Viquingues e mais tarde pelo domínio da Liga Hanseática escreveram a ímpar história desta região “Flandres”, visita à “Lieve Vrouwewerk” (Igreja da Nossa Senhora), e à Basílica do Sangue Sagrado (Heilig Bloed Basiliek). Almoço em restaurante local. Pela tarde, passeio de barco nos canais (incluído) e visita do Markt, a principal praça da cidade Dominada pelo” Belfort” (campanário). Regresso ao hotel, acomodação e jantar.
3º Dia LUXEMBURGO
22 Abril 2026Pequeno almoço no hotel. Pela manhã saída para o Grão-Ducado do Luxemburgo, uma cidade que surpreende pela sua mistura única de história, elegância e modernidade. O centro histórico, classificado como Património Mundial da UNESCO, é um convite a passeios tranquilos pelas suas muralhas, fortalezas e ruelas pitorescas. Chegada e tour panorâmico pela “cidade das pontes. Recortada pelos rios Alzette e Petrusse e com uma paisagem desenhada por vales e muito verde. Fazem parte do Património da Humanidade pela UNESCO desde 1994 as suas fortificações e os bairros antigos. Destaque para a Catedral e o Bairro Europeu. Almoço em restaurante local. Pela tarde, visita ao centro histórico, com as suas muralhas e fortificações, explorando o Bock Casemates, uma rede impressionante de túneis subterrâneos que guardam séculos de história, como também o Palácio Grão-Ducal, com a sua elegante arquitetura renascentista. Regresso ao hotel, acomodação e jantar.
4º Dia MAASTRICHT - ANTUÉRPIA
23 Abril 2026Pequeno almoço no hotel. Pela manhã saída para visitar Maastricht, visitaremos a praça Vrijthof, visita à maior praça de Maastricht com as suas belas igrejas e elegantes moradias com vistas para um complexo de restaurantes e cafés, conhecida mundialmente graças aos concertos de André Rieu), um dos mais celebre filhos da cidade. A cidade foi o local escolhido para assinar o famoso “Tratado de Maastricht” ou Tratado da União Europeia, o documento que define as linhas-mestras da política e das instituições europeias. Ainda pela manhã visita a North Caves Maastricht Underground (Entrada incluída). Almoço em restaurante local. De seguida saída a Antuérpia, a maior cidade da Flandres e segunda da Bélgica. Visita ao quarteirão antigo, com especial destaque para a Catedral, o maior monumento da Bélgica, com uma área de cerca de 1ha (visita interior); a Grande Praça (Grote Markt), com as casas das corporações, a Câmara Municipal (Stadhaus) e a Fonte de Brabo. Chegada ao hotel, acomodação e jantar.
5º Dia ROTERDÃO - MADURODAM - DEN HAAG
24 Abril 2026Pequeno almoço no hotel. Pela manhã visita a Roterdão. Realizaremos uma visita panorâmica da cidade – conhecida por ter o maior Porto Europeu. A cidade foi completamente destruída no início da 2ª Grande Guerra, por um brutal bombardeamento Alemão. A sua reconstrução tornou-a numa cidade moderna e super curiosa. Na sua maioria os edifícios são fora do comum, com formas estranhas e linhas modernas, que permitem uma certa integração arquitetónica no seu ambiente global. Saída em direção a Den Haag. Almoço em restaurante local. Pela tarde visita ao Madurodam, (entrada incluída), um parque em miniatura que encanta visitantes de todas as idades. Nele, os principais ícones da Holanda ganham vida, desde moinhos de vento tradicionais, canais e tulipas, até edifícios históricos e modernas infraestruturas como o Aeroporto de Schiphol ou o Porto de Roterdão. De seguida, visita a Den Haag, a capital política e administrativa dos Países Baixos, apresenta entre outras a Groote Kerk, o Stadhuis e a Gevangenpoort. Quando em 1248, o conde Guilherme de Holanda construiu aqui seu castelo, a cidade transformou-se no centro administrativo do condado emergindo como capital flamenga, durante a sublevação dos Países Baixos contra a Espanha. Chegada ao hotel, acomodação e jantar.
6º Dia KEUKENHOF - AMSTERDÃO
25 Abril 2026Pequeno almoço no hotel. Pela manhã visita ao Parque Keukenhof (entrada incluída), uma das atrações turísticas mais importantes nesta altura do ano no país. Com mais de 7 milhões de tulipas oferece ao visitante uma oportunidade de se encantar com tanta variedade de cores. Almoço em restaurante local. Pela tarde iremos realizar um agradável “Passeio de barco nos Canais de Amsterdão” (entrada incluída). A viagem, que tem a duração de 1 hora, é feita nos canais de Amesterdão, onde se navega entre as casas comerciais do século XVII, com fachadas bonitas, passando por igrejas e armazéns da época e ainda as bonitas casas/barco, que são residências muito bem cuidadas. Ainda pela tarde iremos conhecer a cidade, onde o encanto está na perfeita combinação de uma grande cidade europeia com as tradicionais características de uma aldeia histórica. Destaque para os seus famosos canais e o centro histórico que é um dos mais extensos e bem conservados da Europa. A Praça Dam em pleno centro, está rodeada de edifícios dos séculos XVI e XVII, como a Câmara, a “Nieuwe Kerk” – a Igreja Nova que guarda no interior um órgão do século XVI e algumas esculturas barrocas. O Bairro Judeu, com o Castelo das Sete Torres “Wag”; a antiga porta de entrada da cidade que alberga o Museu de História Judia; além de uma Sinagoga dos séculos XVII e XVIII. Regresso ao hotel, acomodação e jantar.
7º Dia GRANDE DIQUE - ALKMAAR
26 Abril 2026Pequeno almoço no hotel. Pela manhã visitaremos o famoso Grande Dique que suporta as águas do mar, do qual as férteis terras foram retiradas. Almoço em restaurante. Pela visita a Alkmaar. “A vitória começou em Alkmar” – Esta frase refere-se a um dos mais famosos episódios da história da cidade com a derrota em 1573. A herança deste passado rico e ilustre está em evidência no acolhedor centro da cidade. Canais com suas pontes levadiças, os numerosos edifícios históricos, os tranquilos pátios, as antigas fachadas e as ruas estreitas onde se encontram as tendas de comércio local e uma atmosfera muito especial. Por tudo isto, Alkmaar é um lugar muito interessante para se visitar, além de ser considerado um dos mais procurados lugares para compras nos Países Baixos. Regresso ao hotel, acomodação e jantar.
8º Dia MARKEN - VOLENDAM - ZAANSE SCHANS - AEROPORTO - LISBOA - ORIGEM
27 Abril 2026Pequeno almoço no hotel. Pela manhã visita a Marken, um dos vilarejos mais autênticos da Holanda e está situado numa minúscula península. A partir de 1957, Marken foi ligada a terra firme por um dique que atravessa o Lago de Marken e o Mar de Gouw. Mesmo assim, sentimos a atmosfera de uma pequena ilha com suas ruelas estreitas, as casas verdes de madeira, muitas pontes e a Baía de Marken. As casas foram construídas sobre estacas para protecção das enchentes regulares. De seguida visita a Volendam, localidade que mantém ainda os velhos costumes holandeses. Encontramos pessoas vestidas nos seus trajes regionais e com os sapatos de madeira. O velho dique, usado como rua principal, hoje é uma avenida animada, cheia de lojas de souvenirs, bares e restaurantes. Descendo uma das suas escadas entramos no bairro “Het Doolhof” onde o tempo parece ter parado; encontramos ali a Holanda do conto de fadas. Almoço em restaurante. Durante a tarde faremos uma excursão pelas típicas paisagens dos “polders” e dos pequenos canais até Zaanse Schans, conhecida pelos seus tradicionais moinhos de vento. Transfer de saída para o aeroporto. Formalidades de embarque em voo regular com destino a Lisboa. Transfer até aos pontos de origem.